quinta-feira, 5 de maio de 2016

Quinta Feira de Espiga ou Quinta Feira de Ascensão

Onde anda o sol, que ainda não o vi hoje?
Isto de andar a apanhar o ramo de Espiga à chuva tem muito que se lhe diga... 

Antigamente, as famílias iam em passeio até ao campo e, ao ar livre, faziam piqueniques e colhiam as suas Espigas, para depois serem guardadas em casa durante todo o ano como símbolo de sorte, abundância e felicidade.

Infelizmente, devido à chuva constante, não conseguimos fazer o piquenique, mas a Espiga já está apanhada!

Também têm a tradição de apanhar a Espiga?
Feliz Quinta Feira de Espiga ou Quinta Feira de Ascensão!
(Imagem retirada da internet)

3 comentários:

  1. É uma pena que as tradições se vão perdendo, eu cá nunca fui apanhar espiga e nunca se falou cá em casa nessa tradição a menos que eu não me tenha a percebido.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Trapinhartes :)

    Infelizmente não tenho essa tradição em casa...
    Mas lembro-me de quando era pequena e andava na escola Primária, numa aldeia do Alentejo, íamos sempre passear ao campo nesse dia com a professora, para irmos apanhar a Espiga :)
    Beijinhos,

    Marta
    https://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não, mas deve ser muito giro :)

    ResponderEliminar

Façam o favor de comentar ou criticar, mas sempre com sinceridade. Espero que regressem!

Trapinhartes